Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

TJ/AM aplica princípio da razoabilidade para entrega de exame toxicológico fora do prazo previsto no Edital

Publicado por Marcia Laredo
há 9 anos

Por unanimidade, a 1ª Câmara Cível do TJ/AM conheceu do Recurso de Agravo de Instrumento nº 4002733-92.2014.8.04.0000, para improvê-lo. O Recurso foi interposto, pelo Estado do Amazonas, em face de decisão interlocutória proferida pelo MM. Juiz da 4ª Vara de Fazenda Pública Estadual, a qual deferiu pedido de antecipação dos efeitos da tutela para determinar que o Estado recebesse o exame toxicológico de candidato ao Concurso da PM/AM fora do prazo previsto no Edital.

No caso, o candidato foi convocado em 16 de janeiro de 2014 para apresentar em 10 de fevereiro de 2014 o laudo de exame toxicológico, sendo que em 24 de janeiro de 2014 procedeu a coleta do material.

Segundo o Laboratório, o resultado ficaria pronto no prazo de 14 dias, no entanto houve atraso na entrega e esta somente ocorreu em 14 de fevereiro de 2014, ou seja, fora do prazo estabelecido no Edital, o que acarretou a eliminação do candidato para a fase seguinte do certame.

Ao julgar o recurso, o Des. Yedo Simões de Oliveira, relator do caso, entendeu não ser razoável o candidato ser penalizado com sua exclusão do certame:

"Em sendo assim, não soa razoável que o agravado seja penalizado com a sua exclusão do certame, para o qual se submeteu a todas as etapas e provas, e nelas foi aprovado.

Neste diapasão, não tendo o candidato concorrido com culpa pelo atraso na entrega do resultado do exame toxicológico exigido, é incontroverso que lhe assiste direito amparável pela via eleita, em consagração aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade."

O Desembargador destacou ainda a "presumida boa-fé" do candidato, pois "diligenciou, no sentido de obter o exame, dentro do prazo estabelecido, porém não pode prever o atraso causado por terceiro alheio a sua vontade."

Processo: TJ/AM 4002733-92.2014.8.04.0000

  • Sobre o autorADVOGADA
  • Publicações2
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações126
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-am-aplica-principio-da-razoabilidade-para-entrega-de-exame-toxicologico-fora-do-prazo-previsto-no-edital/217134370

Informações relacionadas

EXAME TOXICOLÓGICO PODE SER OBRIGATÓRIO EM CONCURSOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)